De uma forma simples, ele funciona exatamente como o tradicional sistema fotovoltaico conectado a rede, porém, utiliza um banco de baterias para quando faltar energia.
Veja na 1° imagem abaixo como o sistema funciona quando não temos problema de falta de fornecimento de energia por parte da distribuidora e na 2° imagem como funciona o sistema de back-up quando acaba a energia da distribuidora.
- Os Painéis solares transformam a luz do sol em energia elétrica (CC – Corrente Continua).
- O controlador de carga controla o carregamento da Bateria.
- A bateria armazena a energia produzida pelos painéis solares.
- O inversor solar transforma a energia de CC (Corrente Continua) em energia para a sua casa (CA – Corrente Alternada).
- A energia passa pelo quadro de luz e alimenta tudo o que estiver plugado na tomada consumindo energia elétrica.
- O excesso de energia que você produz durante o dia vai para a rede da distribuidora. Essa energia que você mandou para a rede elétrica da distribuidora vira um crédito de energia que será usado para abater o seu consumo durante a noite ou em algum mês que você consuma mais energia do que produziu com o seu sistema fotovoltaico. (Leia sobre a regulamentação dos créditos de energia solar)
- Quando você não produz energia suficiente com os seus painéis solares, por exemplo durante um dia muito chuvoso, você utiliza normalmente a energia da distribuidora.
Quando temos uma falta de luz em nossa rua, o sistema fotovoltaico com back-up de baterias será isolado automaticamente da rede elétrica e a sua casa terá energia por um determinado número de horas de acordo com o tamanho do seu banco de baterias:
- Painel Solar produz energia com a luz do Sol
- Controlador de carga carrega a bateria
- A energia produzida pelos painéis solares é armazenada na bateria
- O inversor solar transforma a energia da bateria em 110/220V
- O quadro de luz distribui a energia para a casa.
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O SISTEMA FOTOVOLTAICO COM BACK-UP DE BATERIAS
a) Quanto tempo de energia o back-up de baterias aguenta?
Isso varia de acordo com a quantidade de baterias que você tem e quanta energia você vai consumir. Normalmente faz-se uma ligação específica no quadro de luz para que o banco de baterias alimente somente o que é realmente necessário como, por exemplo, as luzes nos equipamentos mais importantes: a geladeira, o freezer, o modem de internet e um computador.
b) Quanto custa o sistema fotovoltaica com back-up de baterias?
Depende do tamanho (potência do sistema) e quantidade de baterias (autonomia). Em média ele custa de 30 a 50% mais do que um sistema fotovoltaico normal variando com a quantidade de baterias que você precisa (veja quanto custa a energia solar). Quanto mais horas de autonomia, por consequência mais baterias, maior será o investimento inicial.
c) Todos os inversores de energia solar podem ser usados em um sistema com back-up?
Não precisa ser um Inversor Solar específico para esses sistemas. Ele tem que poder trabalhar tanto conectado na rede quanto isolado da rede elétrica.
d) O custo de manutenção é maior que o de um sistema tradicional?
Um pouco maior, variando principalmente de acordo com o tipo de baterias que você usar. Ex: Se você utilizar baterias de carro você vai ter que trocar aquelas baterias a cada 2-3 anos e isso vai encarecer a manutenção. Caso você opte por usar uma bateria melhor, que dure 10 anos, o custo da manutenção não aumenta tanto, mas o seu investimento inicial será maior pois estará comprando baterias especiais para durarem mais.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
A principal Vantagem do sistema fotovoltaico com back-up de baterias é que quando acaba a luz na rua você ainda tem por algumas horas a energia na sua casa ou empresa.
A desvantagem é o custo, que é maior devido ao uso de baterias.
Fonte: Portal Solar